Quilombos da Bahia
Existem muitos quilombos aqui na Bahia ,e tem pessoas que nem nunca ouviu falar muito manos da sua existência.Vou falar um pouco sobre eles:São Felix existe á comunidade,Pau Grande,Cachoeira,Nilo Peçanha,Planalto,Rio de Contas,Souto Soares,Seabra,Sarandi,Senhor do Bonfim,Campo Formoso,Juazeiro,Curaçá,Casa Nova,Pilão Arcado,Wanderley,Muquém do São Francisco.
Essas são algumas comunidades existentes aqui,e vou falar um pouco sobre algumas delas em Cachoeira nos encontramos,Dendê,Caonge,Embiara e Calemba,lá encontramos á fabricação de azeite de dendê para o sustento e até mesmo para á alimentação. A distancia da urbanização é tão grande que as pessoas tem que viajar horas de canoa para a cidade mais próxima.
Em Nilo Peçanha se encontra Jatimané mas um quilombo,apesar da pobreza lá tem diversão,com cantigas e apresentações folcloricas do local.E lá tem dois tipos de negros são eles “negros da costa” e”negro português”.Lá também existe a fabricação de “piaçava” a conhecida vassoura de piaçava.
Cinzento que fica localizado em Planato,lá tem uma senhora muito conhecida que é uma grande anfitriã,ela tem 109 anos,sabe tudo sobre á escravidão,nasceu lá em cinzento “Já enterei muito menino novo”fala dona Ana Isidora .
Rio das Contas, que fica Barra e Bananal,antigamente os escravos se referiam aos quilombosde “légua”,lá encontamos uma dança chamada “pendengó”.
E m Souto Soares existe um quilombo chamado de Segredo,seu José dos Santos conhecido como (Ié) tem 88 anos e o dos moradores mas velhos de Segredo.
Seabra tem Serra do Queimadão ,Capão das Gamelas e Baixão,lá ainda existem grutas,que se encontra ouro puro. Sarandi (América dourada) quando tinha festas os negros eram proibidos de dançar pelo fato da sua cor da pele que era escura .Lá os moradores priorisão muito á gentilesa e a onestidade.
Em Juazeiro tem Junco,Anagico,Pau Preto e Curral Novo e pelo lindo rio que existe lá também no norte de juazeiro,se encontra Alacadicp,Barrinha do Canbão e Barrinha da Conceição.
Curaçá tem Jatobá e Rompuador lá na época da escravidão não queriam se mostrar muito por isso eles construíram casas muito baixas para o telhado não aparecer, e os brancos não verem eles.
No município de Wanderley tem Riacho Sacutiba os moradores sofrem até hoje por moradia,pois os fazendeiros ricos querem tomar as terras e as casas dos moradores,nem plantações eles podem ter.
.
Jatobá localizado em Muquém do SãoFrancisco. Em fim citei algums quilombos da Bahia pois são mas de 69 municipios,e lá é como se fose um abrigo dos negros. QUERO MOSTRAR NESSA PESQUISA,QUE NOS TEMOS, MUITO E NÃO DAMOS VALOR ALGUM,PARA O QUE TEMOS,POR ISSO ESPERO QUE QUEM LER ESSA PESQUISA REFLITA E PENCE NO QUE VÇ DIZ E FALA.
Alunos:Gleice Batista,Isaiane Leite,
Aluno que não colaboraram:Henrique,yuri.
Fonte:filme,Quilombos da Bahia.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gleice e Isaiane,
Prestem atenção qd escreverem pesquisa, não use linguagem de internet, concertem por favor pense escreve-se com s e não com c.Vcs excederam o num de linhas e não colocaram a bibliografia.
Valeu!
Postar um comentário